Geiko: Tradição Japonesa

15/01/2011 11:01

Shochu Geiko 1994
Geiko: Tradição Japonesa



Geiko (ou Keiko) 

Na prática das artes marciais, deve-se distinguir treinamento e prática. No Japão a palavra renshu é usada para definir treinamento, que significa preparar ou treinar o corpo; e keiko é a palavra usada para definir a prática, que significa treinar ou preparar o espírito. É importante frisar que a palavra keiko não é importante apenas no Budo mais em muitas outras atividades culturais, por exemplo, a cerimônia do chá e o Kado, arranjo de flores. Keiko significa literalmente “refletir sobre, revisar o passado”, isto implica treinar em um aspecto religioso, consistindo de um profundo respeito e preservação das melhores e antigas tradições. 

O fato é que o keiko é fundamental para as manifestações culturais japonesas, reflete o respeito que os japoneses têm por suas tradições. O treinamento no período mais quente do verão (Shochu-Geiko) e o treinamento no período mais rigoroso de inverno (Kan-Geiko) são parte dessa grande herança. 

Há muitas razões para esses treinamentos sob condições extremas, assim como o treinamento na primeira hora da manhã e à meia-noite, mas uma razão muito presente, é que se dá às pessoas a oportunidade de estar em contato direto com elas mesmas e com a natureza. A prática do Budo, que contém o melhor da arte tradicional, implica num caminho no qual os seres humanos podem compreender melhor suas raízes e voltar à natureza. 

Autor: Humberto Heyden.